Leitura + Neurociência
  • O Projeto
  • Cursos e Eventos
  • Pesquisas
  • Kits
    • KIT A - Convite, Quadro da Roda de Conversa ​d​a Alfabetização e Brincadeiras
    • KIT B - Livro, Brincadeiras, Portfólios, Recortes​,​ Colagens, Jogos Iniciais e Atividades com Metáforas
    • KIT C - Alfabetos do Quadro Magnético,​ Jogos e Brincadeiras diferenciados com as formas das Letras, Letras e Palavras
    • KIT D - Portfólios Didáticos de Histórias Infantis, Poemas e Textos em interface com as Metáforas
  • Fotos
    • Vídeos
  • Publicações
  • Equipe
  • Contato

LIVRO: ENSINO E APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA: Contribuições Interdisciplinares

CAPÍTULO:NEUROCIÊNCIAS E MÚSICA: UMA PARCERIA INTERDISCIPLINAR NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

É com alegria que compartilhamos recente publicação originada dos estudos do Grupo de Pesquisa RedLeitura do CNPQ coordenado pela Professora Ângela Chuvas Naschold (UFRN). A pesquisa foi realizada sob a forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pela aluna do Curso de Pedagogia da UFRN/Caicó Suzana Nascimento Marques. O trabalho intitulado NEUROCIÊNCIAS E MÚSICA: UMA PARCERIA INTERDISCIPLINAR NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA está publicado no capítulo 16, página 436 do livro "ENSINO E APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA: Contribuições Interdisciplinares"

​Para acessar ao livro digital Clique aqui
Imagem

LIVRO CIDADES EDUCADORAS:
​NOVOS OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ESCOLA E PARA ALÉM DELA – APORTES REFLEXIVOS DO XI SINCO

 Este livro organiza parte dos aportes reflexivos do XI SINCOL, dispostos em três seções relacionadas, mas não idênticas, aos eixos do Simpósio, que foram propostos como Cidade Educadora, escolas e universidades: tecendo reflexões e construindo possibilidades, com artigos que abordam diferentes faces do debate no âmbito das instituições que, formalmente, têm a tarefa de educar nas sociedades contemporâneas, apesar de que muitas estreitam essa tarefa à dimensão do ensino, a Cidade Educadora, territórios e políticas públicas, apresenta quatro significativos textos que abordam questões relacionadas aos temas de habitação, de sustentabilidade, de territórios educativos, de políticas públicas e de diálogo entre o global e o local. 
​  Angela Chuvas Naschold e Elisângela de Oliveira Barracho, apresentam no primeiro capitulo o texto Projeto Leitura + Neurociências e a Pedagogia da Alfabetização da cidade: O caso da Rede Municipal de Currais Novos/RN.

   Para acessar ao livro digital Clique aqui
​ 

Imagem

​Ideias para uma escola do futuro

 A escola mudou surpreendentemente pouco desde sua origem, 5 milênios atrás, apesar dos esforços de ampliação de acesso e inclusão. Pesquisas em uma miríade de campos indicam que as escolas devem passar por grandes transformações para se beneficiarem da atual ciência da aprendizagem.
  Este capítulo descreve alguns dos núcleos principais, aparentemente utópicos, dessa transformação necessária. A escola do futuro abarcará totalmente os aspectos fisiológicos do aprendizado e se esforçará para otimizar o sono, a nutrição e os exercícios físicos para crianças e adultos de todas as idades, de modo a melhorar as relações intrapessoais e interpessoais. . 

Para acessar ao artigo digital Clique aqui
Para acessar ao artigo digital traduzido Clique aqui

Imagem

CURRENT BIOLOGY
Inibição seletiva de invariância de espelho para letras consolidadas por fluência de leitura de duplas do sono
Autores: Ana Raquel Torres, Natália B. Mota, Nery Adamy, Ângela Naschold, Thiago Z. Lim, Mauro Copelli, Janaina Weissheimer, Felipe Pegado e Sidarta Ribeiro.
​

O artigo aborda a invariância em espelho que consiste num mecanismo visual que permite o reconhecimento imediato de imagens de espelho. Essa capacidade visual surge no início do desenvolvimento humano, é útil para reconhecer objetos, rostos e lugares tanto da perspectiva da esquerda quanto da direita, e também está presente em primatas, pombos e cefalópodes. Não obstante, suspeita-se que o mesmo mecanismo visual seja a fonte de uma dificuldade específica para uma invenção humana relativamente recente - a leitura - ao criar confusão entre as letras espelhadas (por exemplo, bd no alfabeto latino). Usando um projeto baseado em escola ecologicamente válido, mostramos aqui que a invariância do espelho representa de fato uma trela importante para a aquisição de fluência de leitura em alunos da primeira série. Nossa abordagem causal, que visava especificamente a inibição da invariância do espelho para letras, em uma combinação sinérgica com o sono pós-treinamento para aumentar a consolidação do aprendizado, revelou melhora sem precedentes na fluência de leitura, que se tornou duas vezes mais rápida.

Para acessar ao artigo digital Clique aqui
​

E-book
Investigação e Práticas em Leitura 


 A edição do ebook Investigação e Práticas em Leitura resulta da seleção trabalhos de investigação e reflexões desenvolvidos em torno de uma problemática central das sociedades contemporâneas: formar cidadãos letrados capazes de intervir usando de forma crítica a leitura e a escrita. Os textos reunidos neste livro enquadram-se na temática global da Leitura, baseando-se em enfoques vários, com especial incidência nos eixos da compreensão da leitura, das práticas docentes neste campo e da diferenciação de percursos de ensino e da aprendizagem desta competência.
 Alina Galvão Spinillo, Angela Naschold, Leidy Johana Peralta Marín e Priscylla Emeline Silva Duarte apresentam, no sétimo capítulo, o texto Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental, no qual analisam o desenvolvimento da compreensão destes textos pelas crianças e problematizam o papel da alfabetização neste processo
​
   Para acessar ao livro digital Clique aqui
Imagem

Uso de Mineração de Dados Educacionais para a classificação e identificação de perfis de Evasão de graduandos em Sistemas de Informação da UFRN


​ Esse trabalho apresenta a aplicação de técnicas mineração de dados através de classificação preditiva, utilizando a aplicação de algoritmos de mineração de dados em uma base de dados educacionais acadêmicos de uma instituição de ensino superior. Nosso objetivo foi identificar padrões e classificar os discentes com o perfil mais propenso à evasão além de descobrir os possíveis motivos que contribuem para o crescimento da evasão. Os resultados dos experimentos mostram que: reprovar nas quatro disciplinas base do curso, não participar de nenhum tipo de projeto, junto com a extrapolação dos 8 semestres normais do curso e ter uma faixa etária superior a 26 anos, são os fatores que mais colaboraram para a evasão do curso.

Para acessar ao artigo digital Clique aqui
Imagem

LIVRO INFANTIL
A Fada Felícia e o Enigma da Leitura

​O livro ilustrado Fada Felícia e o Enigma da Leitura possui uma apresentação gráfica inovadora com mecanismos interativos. Durante a leitura, é por meio das ilustrações que o leitor é convidado a participar da narrativa e da construção da história com a ajuda dos pais, familiares e professores. O livro foi feito de acordo com a metodologia utilizada nos Portfólios Didáticos de Histórias Infantis do Projeto Leitura + Neurociências. Tal metodologia de alfabetização no entendimento integral da aquisição e do processamento línguístico, de maneira lúdica, trabalha interdisciplinarmente os aspectos ligados à leitura e à escrita (fonográficos, morfossintáticos, semânticos, pragmáticos e textuais) e à compreensão literal, inferencial e crítica, desde o início da alfabetização.
 
Para acessar ao livro digital Clique aqui

PALAVRAS - REVISTA EM LINHA
As neurociências da leitura e a educação infantil

No artigo, da revista Palavras em Linha da APP (Associação Portuguesa de Psicolinguística), são apresentados os resultados de uma pesquisa experimental realizada na educação infantil. Os resultados obtidos evidenciaram que o manuseio da forma das letras é importante para otimizar o processo de reciclagem neuronal (DEHAENE, 2007, DEHAENE et al., 2000, 2002, DEHANE & COHEN, 2004) que ocorre no cérebro durante a alfabetização. Este fato mostrou que, no ensino inicial da leitura e da escrita, é necessário não só́ ensinar de forma explicita a correspondência fonológica; é preciso que o alfabetizando aprenda a forma gráfica das letras para associá-lá imediatamente aos fonemas (correspondência fonográfica) na combinação das palavras presentes em frases, parágrafos e textos escritos para serem lidos e compreendidos. Durante todo o trabalho realizado pela pesquisa experimental a literatura infantil, através do livro de história escrita especialmente para o trabalho (NASCHOLD & PEREIRA, 2014), foi o eixo articulador das atividades. Foi a literatura que desencadeou, com as palavras geradoras (FREIRE, 1987) do livro infantil, a produção realizada pelas crianças com as partes das letras, jogos e atividades no Portfolio do livro infantil.

Para acessar a revista digital Clique aqui


​LIVRO DE RESUMOS
d​a 5º Jornada Internacional de Alfabetização

Apresentamos aqui o Livro de Resumos da Jornada Internacional de Alfabetização, contendo a programação e o resumo dos trabalhos apresentados no ano de 2019 em Natal/RN.

​Para acessar site do evento clique aqui .
​Para acessar o livro de Resumos clique aqui




​
​

LIVRO DE RESUMOS
d​a 3º Jornada Internacional de Alfabetização

​O Livro de Resumos da Jornada de Alfabetização, teve como tema em 2017 os desafios brasileiros na área da alfabetização, com destaque para a interface do tripé leitura, escrita e oralidade com a literatura, os variados tipos e gêneros textuais, bem como o estado da arte das recentes teorizações da Ciência da Leitura, com vistas ao alcance da compreensão leitora. Porta a programação e o resumo dos trabalhos apresentados em evento que reuniu em Natal um conjunto significativo de profissionais para tratar de um assunto nobre e muito importante para a educação brasileira, considerando o quadro que apresentamos no cenário nacional e internacional em relação à leitura e à escrita.

Para acessar site do evento clique aqui.
Para acessar o Livro de Resumos clique aqui.
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

PROJETO LEITURA + NEUROCIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA DE ALFABETIZAÇÃO

Com intuito de contribuir com a parcela de responsabilidade que temos com a formação de professores na alfabetização e  buscando novas alternativas para o trabalho da alfabetização de crianças foi realizado, no Vale das Frutas do Rio Grande do Norte, a partir de aulas e orientações, um curso de especialização dirigido a alunos-docentes.
Os relatos aqui publicados tiveram sua origem no trabalho de conclusão do curso de especialização e relatam a experiência de aplicação dos materiais de alfabetização. 
Para acessar ao livro digital clique aqui.
Imagem

​APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA: A CIÊNCIA EM IN​TERFACES

Resultados preocupantes de indicadores de qualidade sobre a alfabetização no Brasil e ampliação de conhecimentos acerca do processamento da leitura e da escrita no cérebro humano impõem que reexaminemos o ensino nessa importante etapa da formação acadêmica.
De um lado, em especial a partir dos anos 2000, estabeleceram-se as chamadas avaliações oficiais sobre a qualidade do ensino, entre as quais ANA, INAF, IDEB e PISA. Os resultados, considerando apenas seus resultados absolutos, escancaram nossa ineficácia em alfabetizar, especialmente as crianças com poucos estímulos linguísticos no período pré-escolar.
De outro, o advento de técnicas de investigação do cérebro humano, entre as quais EEG, PET, FMRI, Tractografia por RM, possibilitou achados sobre o processamento neuronal da leitura e da escrita no cérebro e, ainda, hipóteses sobre práticas pedagógicas que favorecem o ensino na alfabetização. Tais conhecimentos têm constituído o que vários pesquisadores nominam de Ciência da Leitura.
Esta obra explora essa interface atual do conhecimento numa convicção de que os conhecimentos neurocientíficos podem auxiliar o alfabetizador para escolhas pedagógicas apropriadas e naturalmente melhorar os índices de ensino da leitura e da escrita, competências fundamentais para aproveitamento e avanço na formação acadêmica e condição para o pleno exercício da cidadania numa sociedade cada vez mais grafocêntrica.

Para acessar o livro digital clique aqui.
Imagem

LIVRO INFANTIL
​"O Enigma: Por que as crianças não aprendem a ler?"

Muitas das crianças brasileiras que frequentam a escola há três anos ou mais ainda não aprenderam a ler. Tanto essas crianças quanto os seus professores se sentem descontentes e frustrados. Ninguém gosta de fracassar!
As crianças desta história viviam em um lugar situado no belo planeta azul, muito parecido com o Brasil. Elas não se conformaram com essa situação e, com a ajuda de uma fadinha de nome comprido, descobriram o enigma de as crianças não aprenderem a ler.
Com isso, ajudaram não só a sua professora e colegas, mas um país inteiro! Considerando que o país da história é muito parecido com o Brasil, acredito sinceramente que a leitura da história pode dar algumas pistas da difícil situação que as crianças encontram para se alfabetizar no nosso país!

O livro infantil foi escrito pela coordenadora do projeto L+N Angela Chuvas Naschold. Com o projeto gráfico de Fernanda Oliveira e Ilustração de Amanda Duarte a história ganhou seu lugar nas folhas do livro.

​Para acessar o livro digital clique aqui.
Imagem

LIVRO INFANTIL
​"L.I.NEU e o Enigma das Letras"

O livro infantil L.I.NEU e o Enigma das Letras foi escrito pelos coordenadores do projeto L+N Angela Chuvas Naschold e Antonio Pereira. Com o projeto gráfico e Ilustração da designer Carolina Costa a história do robozinho L.I.NEU ganhou vida e cor.


Para acessar o livro clique aqui.
Imagem

MANUAL ORIENTADOR ​​KIT 2

O manual de orientação para aplicação do kit de atividades grafofonológicas, morfossintáticas, semânticas e pragmáticas integradas foi criado para que os professores, antes de aplicar em sala de aula os materiais que compõem o KIT 2, pudessem conhecer melhor cada material e atividade a ser desenvolvida. Desta maneira, o manual, além de apresentar os materiais, discute a base teórica orientadora do trabalho de alfabetizar crianças no tempo presente.

Para acessar o Manual digital clique aqui.
Imagem

IDEIA 
Instrumento Diagnóstico das Etapas Iniciais da Alfabetização

O IDEIA está constituído por uma bateria de 15 (quinze) testes a serem propostos antes e depois (pré-teste/pós-teste) do trabalho didático de aplicação dos kits do projeto L + N nas salas de aula.
Os testes avaliam os aspectos grafofonológicos, morfossintáticos, semânticos e pragmáticos da leitura e da escrita ligados à atenção dirigida, à memória visual (inversão, espelhamento, invariância/variância visual humana), motora e verbal, bem como à compreensão de histórias infantis lidas ou contadas considerando aspectos como manutenção da memória, inferência, teoria da mente e metáforas corpori cadas. Os fundamentos teóricos dos testes que compõem o IDEIA estão presentes nas publicações do projeto L + N, tendo-se como referência as teorias que deram origem aos instrumentos de pesquisa e diagnóstico das etapas iniciais da alfabetização oriundas de duas pesquisas realizadas com crianças (NASCHOLD et al, 2015 b e c) e ao material didático dos kits de alfabetização do L + N (NASCHOLD, 2015 a), bem como ao trabalho de aplicação nas salas de aula dos kits de alfabetização das cerca de mil crianças, cujos professores, coordenadores e gestores participarem do trabalho desenvolvido pelo L + N na realidade educativa. 

Imagem

LIVRO DE RESUMOS
d​a 1º Jornada Internacional de Alfabetização

​O Livro de Resumos da Jornada de Alfabetização, teve como tema em 2015 o destaque da interação entre a decodificação, a compreensão leitora, a produção escrita e a ciência, porta a programação e o resumo dos trabalhos apresentados em evento que reuniu em Natal um conjunto significativo de profissionais para tratar de um assunto nobre e muito importante para a educação brasileira, considerando o quadro que apresentamos no cenário nacional e internacional em relação à leitura e à escrita.

Para acessar o site do evento clique aqui.
Para acessar o Livro de Resumos clique aqui.
Imagem

Contando Histórias com Realidade Aumentada

Professores do Projeto Leitura + Neurociências publicam artigo intitulado: Contando histórias com realidade aumentada. Estratégia para promover a fluência da leitura infantil, na Revista Letras de Hoje. Acesse para conhecer a metodologia e os resultados de pesquisas realizadas no âmbito do projeto. 
Arquivo em PDF
Powered by Create your own unique website with customizable templates.